Que empresas devem usar CRM?

A resposta curta é que qualquer empresa que procure manter um relacionamento com os seus clientes pode beneficiar do uso de um sistema de CRM. Para se tornar um pouco mais específico, há dois grupos de empresas que geralmente vêem o maior benefício:

  • Empresas B2B que normalmente precisam de rastrear leads e clientes em longos ciclos de vendas e através de caminhos de atualização (por exemplo, uma empresa de software, uma empresa de recrutamento)
  • Empresas B2C (por exemplo, um joalheiro, um serviço de paisagismo, ou uma imobiliária.)

Dito isto, há muitas empresas que não se encaixam nos dois perfis acima, mas ainda podem encontrar valor na utilização de um sistema CRM. Outra forma de perceber se um sistema de CRM pode ou não ajudar a sua empresa é pensar nos desafios que os sistemas de CRM pretendem resolver:

  • Precisa de manter uma lista central com toda a informações sobre os leads e clientes? Esta informação esta em muitos locais diferentes?
  • Os seus clientes interagem regularmente com várias pessoas da sua equipa? Como é que eles acompanham o estado da conversa com o cliente?
  • Tem dificuldade em perceber a produtividade da sua equipa de vendas? A sua equipa de vendas segue um processo estruturado?

Se respondeu sim a uma ou mais das perguntas acima, é provável que a sua empresa possa beneficiar de um sistema de CRM.